Quando Trocar os Pneus do Carro? Cerquilho SP

Identificar o momento de substituir os pneus é crucial para garantir a segurança, a estabilidade e o desempenho eficiente do veículo. Pneus danificados podem prejudicar a aderência ao solo, elevar o risco de aquaplanagem e prejudicar frenagens bruscas, comprometendo a segurança do condutor, passageiros e todos na estrada. Mesmo com a durabilidade dos pneus sendo longa, eles precisam ser substituídos eventualmente.
Fabricantes de pneus geralmente estipulam recomendações de durabilidade, levando em conta o tipo de pneu, as condições de direção e os hábitos de condução. Entretanto, há indicadores evidentes que indicam o momento ideal para a troca.
Desgaste da banda de rodagemO desgaste da banda de rodagem é um dos principais sinais de que está na hora de trocar os pneus. A banda de rodagem é a parte do pneu que tem contato direto com o asfalto, e sua função primária é assegurar a tração e estabilidade do veículo. Com o tempo, essa área vai perdendo material, reduzindo sua capacidade de garantir tratividade e segurança.
A maioria dos pneus possuem sinalizadores de desgaste, conhecidos como TWI (Tread Wear Indicator), que são pequenas barras de borracha inseridas nos sulcos da banda de rodagem. Esses indicadores aparecem quando a distância dos sulcos atinge 1,6 milímetros, sendo o limite mínimo estabelecido por lei para o uso contínuo dos pneus. Quando isso ocorre, é necessário trocar o pneu o quanto antes, já que ele não proporciona mais a segurança devida, especialmente em pistas molhadas, onde há maior risco de aquaplanagem.
O ideal é que a substituição dos pneus seja realizada antes de chegar ao mínimo legal, sobretudo se o veículo estiver sendo usado em estradas com condições difíceis, como vias frequentemente molhadas ou em estradas com neve, onde a espessura dos sulcos é vital para dispersar a água e assegurar a aderência.
Quando a idade dos pneus é um fator para a trocaMesmo que os pneus ainda não tenham atingido o ponto de desgaste, a idade dos pneus também deve ser considerada. Com o tempo, a borracha dos pneus perde suas propriedades, como flexibilidade e aderência, mesmo que o desgaste físico ainda seja aceitável.
Os fabricantes sugerem a substituição dos pneus após um período de cinco a seis anos, independentemente do desgaste. O envelhecimento da borracha é acelerado pela exposição ao sol, umidade e variações de temperatura pode degradar as propriedades da borracha, resultando em rachaduras e endurecimento, diminuindo a segurança e o desempenho.
Para identificar a data de fabricação, observe o código DOT gravado na lateral do pneu. Os últimos quatro números mostram a data da fabricação. Por exemplo, um pneu com código "2219" indica que o pneu foi fabricado na semana 22 de 2019. Com esse número, é possível calcular a idade do pneu e decidir se está na hora da troca.
Desgaste irregular dos pneusO desgaste não uniforme dos pneus é uma indicação importante para a necessidade de substituição. Pneus com desgaste irregular podem comprometer a dirigibilidade, afetando a estabilidade e tração. Esse tipo de desgaste é normalmente provocado por questões de alinhamento, falhas no balanceamento ou pressão fora do ideal.
Se os pneus apresentarem desgaste somente em um lado, é provável que haja falhas no alinhamento que necessitam de ajustes. Por outro lado, se o centro da banda de rodagem estiver mais gasto, o pneu pode estar com pressão alta. Já se a borda estiver mais gasta, a pressão pode estar insuficiente.
Acompanhar de perto o desgaste e realizar a manutenção adequada, como o alinhamento e balanceamento ajuda a garantir que o desgaste seja uniforme. Contudo, se o desgaste irregular já estiver presente, é recomendável a troca, mesmo que a profundidade dos sulcos pareça aceitável.
Danos visíveis nos pneusDanos evidentes nos pneus, como fissuras, bolhas ou cortes, é um sinal claro de que a troca dos pneus é necessária. Esses danos podem comprometer a estrutura interna do pneu, elevar o risco de uma falha ou falha repentina, especialmente em altas velocidades.
As bolhas na parede lateral dos pneus são um alerta de que há falhas internas, geralmente provocadas por batidas com buracos, guias ou outros objetos na estrada. Essas bolhas enfraquecem a estrutura do pneu, eleva a probabilidade de falha, e a troca deve ser imediata.
As rachaduras, por outro lado, indicam desgaste pela idade. Quando a borracha começa a rachar, isso mostra que o pneu está endurecendo e deve ser trocado o quanto antes para evitar riscos maiores.
Vibrações excessivas durante a conduçãoVibrações excessivas no volante ou no veículo como um todo podem sugerir problemas nos pneus. Vibrações também podem estar ligadas a problemas no balanceamento ou na suspensão, elas também podem ser um indicativo de que os pneus estão deformados.
Se o carro apresentar vibrações, é importante inspecionar os pneus para identificar bolhas ou deformações ou outros tipos de danos. Pneus deformados prejudicam a segurança, especialmente durante curvas ou frenagens, e devem ser substituídos imediatamente.
Quilometragem percorridaOs quilômetros rodados é outro elemento importante para identificar a hora de trocar os pneus. Embora a vida útil dos pneus varie de acordo com o tipo de pneu e as condições de condução, os pneus de veículos de passeio duram, em média, entre 40.000 e 80.000 km.
Se o automóvel já rodou bastante com o mesmo jogo de pneus, o ideal é fazer uma avaliação cuidadosa para checar a condição dos pneus, sua idade e possíveis danos.
Por que a troca preventiva dos pneus é essencial para a segurançaManter os pneus em boas condições é fundamental para garantir a segurança, e a troca preventiva deve ser feita ao surgirem sinais de desgaste, idade avançada dos pneus ou presença de danos visíveis. Pneus adequados asseguram uma condução mais segura, com melhor aderência, tração e estabilidade, e reduzem o risco de falhas e acidentes.