Troca de Filtro de Câmbio Automático Sorocaba SP
A troca de filtro de câmbio automático é fundamental para o desempenho correto da transmissão automática prolongando a vida dos componentes internos. O filtro de câmbio automático desempenha um papel crucial ao manter o fluido de transmissão limpo, retendo partículas de metal, sujeira e outras impurezas que se formam com o desgaste natural do câmbio. Com o uso prolongado, o filtro fica saturado, reduzindo a eficiência e causando falhas no câmbio.
Trocar o filtro de câmbio regularmente, junto com o fluido, é essencial para assegurar o funcionamento suave e confiável da transmissão, prevenindo falhas maiores e reparos caros.
Papel do Filtro na Transmissão AutomáticaO filtro de câmbio automático tem a função de remover partículas e impurezas do fluido de transmissão, garantindo que o óleo que circula pelos componentes internos da transmissão esteja limpo. Isso previne o acúmulo de partículas geradas pelo desgaste natural das peças do câmbio. Sem a filtragem correta, as partículas podem gerar atrito excessivo, danos às válvulas e embreagens internas, e comprometer o desempenho da transmissão.
Normalmente, o filtro de câmbio é feito de material fibroso ou metálico para capturar as impurezas, bloqueando a recirculação dessas impurezas no câmbio.
Frequência da Substituição do Filtro de Câmbio AutomáticoA troca do filtro de câmbio automático deve ser realizada em intervalos regulares, conforme as recomendações do fabricante do veículo. Normalmente, recomenda-se trocar o filtro ao mesmo tempo que o fluido de transmissão, que pode variar entre 40.000 e 60.000 km, dependendo do modelo do veículo e das condições de uso. Em condições severas, como trânsito pesado ou reboques, as trocas precisam ser mais frequentes.
Há sinais claros de que o filtro de câmbio está entupido, indicando a necessidade de troca:
- Dificuldade nas trocas de marcha: Marchas demorando a engatar ou trocas lentas indicam problema, isso sugere que o fluido não circula bem por causa de um filtro saturado.
- Deslizamento das marchas: Se houver deslizamento nas trocas de marcha, o filtro pode estar saturado, impedindo a circulação correta do fluido.
- Ruídos incomuns: Ruídos como zumbidos ou estalos vindos da transmissão podem ser sinais de que o fluido de transmissão está contaminado, ou que o filtro está saturado.
- Superaquecimento da transmissão: Se a transmissão superaquecer, pode ser devido à obstrução do filtro, o que afeta o resfriamento das peças internas.
A troca de filtro de câmbio automático é uma operação técnica que demanda acesso ao câmbio, para remover e substituir o filtro antigo. O procedimento básico da troca de filtro envolve:
-
Drenagem do fluido de transmissão: O primeiro passo é drenar o fluido de transmissão existente. Isso é feito removendo o bujão de drenagem da caixa de câmbio ou, em alguns casos, removendo o cárter da transmissão. O fluido velho é recolhido para descarte adequado.
-
Remoção do cárter da transmissão: O filtro está dentro do cárter da transmissão na maioria dos veículos. Remove-se o cárter para acessar o filtro e inspecionar o estado das peças internas.
-
Substituição do filtro de câmbio: Troca-se o filtro antigo por um novo, compatível com o modelo do carro. Nesta fase, verifica-se também as vedações para evitar vazamentos.
-
Limpeza do ímã de retenção: No interior do cárter da transmissão, geralmente há um ímã que captura partículas metálicas. Esse ímã deve ser limpo para garantir que ele continue funcionando corretamente.
-
Reinstalação do cárter da transmissão: O cárter é reinstalado após a troca do filtro e limpeza do ímã, com novas juntas para garantir a vedação e evitar vazamentos.
-
Adição de fluido de transmissão novo: O fluido de transmissão novo é colocado no sistema, de acordo com as especificações do fabricante. O uso do fluido correto garante o bom desempenho do câmbio.
-
Teste de funcionamento: Após a troca do filtro e do fluido, o veículo é testado para garantir que a transmissão esteja funcionando corretamente, sem ruídos ou dificuldades nas trocas de marcha. Após o teste, o nível de fluido é checado novamente para garantir que esteja correto.
A troca do fluido e do filtro do câmbio precisa ser feita em conjunto, pois ambos desempenham papéis fundamentais para a eficiência e a longevidade da transmissão. O fluido de transmissão deteriora-se ao longo do tempo, perdendo suas propriedades, e sua troca regular mantém o sistema em bom funcionamento. Mas, sem um filtro limpo, o fluido novo se contamina, prejudicando a eficácia do sistema de transmissão.
Portanto, substituir o filtro de câmbio junto com o fluido garante que o sistema esteja devidamente protegido e permite que o fluido novo circule livremente pelos componentes internos.
Benefícios da Troca do Filtro de Câmbio AutomáticoTrocar o filtro de câmbio automático traz muitas vantagens para o desempenho e durabilidade do câmbio:
-
Trocas de marcha mais suaves: Com um filtro limpo, o fluido de transmissão circula livre de impurezas, resultando em trocas de marcha mais suaves e precisas.
-
Melhor eficiência na lubrificação: Um filtro limpo assegura a circulação correta do fluido pela transmissão, lubrificando adequadamente engrenagens e embreagens.
-
Prevenção de falhas na transmissão: A troca regular do filtro evita o acúmulo de partículas e contaminantes no sistema de transmissão, reduzindo o risco de falhas graves e dispendiosas.
-
Redução do desgaste interno: O filtro novo mantém o fluido de transmissão limpo por mais tempo, evitando desgaste nas peças internas e aumentando a durabilidade da transmissão.
-
Resfriamento adequado: Um filtro limpo melhora a circulação do fluido de transmissão, dissipando o calor gerado pelo atrito e evitando superaquecimento do câmbio.
Manter o filtro de câmbio automático funcionando bem requer seguir as orientações de manutenção do fabricante e realizar inspeções periódicas do sistema. A troca do fluido e do filtro deve ser feita conforme indicado no manual do proprietário, e o nível de fluido deve ser verificado regularmente, especialmente em veículos que trafegam em condições severas, como trânsito intenso ou reboque frequente.
Além disso, é fundamental utilizar o tipo de fluido e filtro especificados para o modelo do veículo, evitando filtros genéricos que podem não proteger adequadamente o câmbio.
A troca de filtro de câmbio automático é um procedimento simples, mas essencial para garantir a saúde e o desempenho da transmissão. Essa manutenção regular previne falhas maiores e garante que o câmbio funcione de maneira suave e eficiente por muitos anos.