Troca de Fluido de Freio Sorocaba SP
A troca de fluido de freio é uma manutenção indispensável para a conservação correta. O líquido de freio é quem transmite a força aplicada no pedal até as pinças e cilindros do freio, fazendo o carro parar ou desacelerar. Com o uso, o fluido começa a perder eficiência, o que pode comprometer a eficiência dos freios e, consequentemente, a proteção dos ocupantes do carro.
Razões para a Troca do Fluido de FreioO líquido de freio tem a capacidade de absorver umidade, ou seja, ele capta umidade ao longo do tempo. Com o uso contínuo, essa umidade se acumula no sistema, o que diminui o ponto de ebulição. Em frenagens fortes, o fluido pode ferver e formar bolhas, um fenômeno conhecido como "fading". Essas bolhas interferem na pressão aplicada, levando à ineficiência temporária na frenagem.
Além disso, o presença de água pode provocar danos nas linhas de freio e componentes, como os cilindros e pinças do sistema. A água no fluido favorece a ferrugem, o que pode comprometer o funcionamento de todo o sistema. Por isso, a troca do fluido de freio é necessária conforme as condições de uso ou a cada 40.000 km, variando conforme o uso do veículo.
Sinais de Que o Fluido de Freio Precisa Ser TrocadoExistem alguns sinais que mostram que o fluido precisa ser trocado. Um dos mais comuns de notar é a sensação de que o pedal de freio está mais "macio", ou que é necessário pressioná-lo com mais força para fazer o carro parar. Isso pode indicar que o fluido está contaminado com umidade e não está transmitindo a pressão corretamente.
Outro sintoma é a perda de eficiência dos freios em situações de frenagem repetida, como em descidas longas ou tráfego intenso. Nesses casos, o sistema de freios aquece rapidamente, e se o fluido tiver perdido o ponto de fervura, o motorista pode perceber a perda de potência na frenagem.
Verificar o nível e a cor do fluido também é essencial. O líquido de freio novo é geralmente claro, geralmente amarelada ou translúcida. Se o líquido estiver sujo ou turvo, isso indica a presença de contaminantes ou degradação, o que indica a necessidade de troca.
Tipos de Fluido de FreioOs fluidos de freio são classificados em diferentes categorias, como DOT 3, 4, 5 e 5.1, cada um com características específicas. A grande diferença está no ponto de fervura e na composição.
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DOT 3: O mais utilizado e presente em carros de passeio. Ele tem menor resistência ao calor, o que é suficiente para carros comuns, mas pode não ser suficiente para veículos de alta performance.
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DOT 4: Possui um ponto de ebulição mais alto que o DOT 3 e suporta melhor as temperaturas, sendo recomendado para carros em situações mais severas. É o fluido mais usado em carros modernos e aplicável também em motos.
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DOT 5: Feito com base em silicone e não é higroscópico, o que significa que não absorve água. Ele é utilizado em veículos de alta performance e também em carros de colecionadores, pois garante maior proteção contra ferrugem. No entanto, não funciona em sistemas com DOT 3 ou 4.
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DOT 5.1: É similar ao DOT 4 em termos de composição, mas possui ponto de fervura superior, sendo ideal para veículos potentes. Oferece alto desempenho e compatibilidade, mas com compatibilidade com os sistemas DOT 3 e DOT 4.
A escolha do fluido correto depende das especificações do fabricante do veículo. Usar o tipo errado de fluido pode comprometer o sistema de freios, resultando em falhas ou danos aos freios.
Passos na Troca do Fluido de FreioA troca de fluido de freio deve ser feita por um profissional qualificado, já que o freio é crucial para a segurança do carro. O passo a passo consiste em remover o fluido antigo e substituir por um novo, além da purgação do sistema para eliminar bolhas de ar que podem surgir ao longo do uso.
O primeiro passo é abrir o reservatório e drenar o fluido antigo. Isso pode ser feito manualmente ou com equipamento próprio. Após a eliminação do fluido velho, o fluido novo é inserido no sistema, e o sistema é sangrado. Isso indica que o fluido será expelido pelas linhas, eliminando bolhas de ar acumuladas.
O técnico geralmente começa a sangrar os freios pela roda mais distante do cilindro mestre, em seguida realiza o processo nas rodas mais próximas. Durante esse processo, é essencial ficar atento ao nível do fluido, para evitar a entrada de ar no sistema.
Após a purga total do sistema, o freio deve ser verificado para garantir que a pressão esteja correta e que o fluido circule por todo o sistema de freios.
Cuidados Preventivos com o FreioAlém da troca de fluido de freio, é importante realizar a manutenção preventiva de todo o sistema, para manter a eficiência e garantir a segurança. Isso engloba a checagem das pastilhas, discos e tambores, além de analisar o estado das linhas e identificar possíveis vazamentos.
Manter o estado do fluido de freio correto é vital para prevenir falhas, pois se o fluido estiver em mau estado ou contaminado, ele pode resultar em perda de eficiência e desgaste precoce. Além disso, a manutenção preventiva ajuda a evitar problemas maiores, como a corrosão das linhas que pode gerar falhas graves.
A troca do fluido deve ser feita de acordo com o cronograma recomendado pelo fabricante, mas em uso em condições severas, como em montanhas ou climas difíceis, a substituição pode precisar ser antecipada.
A Importância do Fluido de Freio para a SegurançaA troca de fluido de freio é essencial para manter a segurança ao volante, pois o fluido em más condições compromete diretamente a eficiência do sistema de freios. Durante uma frenagem brusca ou em uso contínuo, como descidas íngremes ou em alta velocidade, o fluido precisa estar em perfeitas condições para evitar superaquecimento e perda de pressão.
Quando o fluido está velho ou contaminado, o risco de falha no sistema aumenta consideravelmente. Em momentos críticos, como frenagens de emergência, a presença de bolhas de ar ou a baixa resistência ao calor podem gerar perda temporária de eficiência, colocando o motorista e os passageiros em risco.
Portanto, garantir que o fluido esteja nas condições corretas é essencial para o desempenho do sistema de freios e proporcionar uma direção segura e eficiente.